EVOLUCAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO


EVOLUCAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO
A descoberta de riquezas asiaticas veio a abrir uma epoca de comercio para os povos europeus, uma vez que antes eram pobres e, veio a formar grandes centros comerciais como Veneza e genova, cidades italianas, vindo a ser igualmente, motivo de grandes guerras pelo controle da monopolio comercial.
Assim, a Asia tornou-se num lugar de sonhos para os europeus, porém com a queda de constantinopla e a dominacao egipcia, caiu igualmente o comercio cristao, que dependia de uma so rota, convinha assim, encontrar um novo caminho para as Indias.
As viagens efectuadas por Marcopolo, deram um grande contributo ou entao incitaram o interesse da europa pela riqueza asiática, pois, os seus relatos descreviam detalhadamente a imensa riqueza por la existente, assim como a natureza de seus povos. Estes relatos foram testemunhados por Carpini, Rubruck e outros.
Com a estagnacao da ciencia na idade média, fortaleceram-se os dogmas e os contos lendários, oexemplo seria a lenda de Preste Joao, que se acreditava ser um rei-sacerdote cavaleiro que nao se sabia ao certo a sua localizacao pois andava nas terras africanas asiaticas incluindo o mundo muculmano e, igualmente, acreditava-se que tivesse vencido o islamismo. Da mesma forma, procurava-se juntar a geografia e os dogmas, tentando localizar nos mapas os paraisos descritos na Biblia, onde se acreditava que se situavam no extremo Oriente. Colombo, depois de suas viagens confirmou nao ter encontrado nenhum monstro e que os Indios nao tinham nada de estranho.
Durante algum tempo, os produtos orientais chegavam a Norte da Europa atraves de rotas terrestres e, as primeiras tentativas de chegar ao Oriente por via maritima (Mediterraneo) datam do final do sec. XIII protagonizadas pelos Genoveses.
A navegação e o comercio deram incentivo a cartografia e, por isso, destacam-se nessa epoca, grandes potencias comerciais. Contudo, o atlantico teve uma demora na sua abertura como rota pois nao havia necessidade mas com a queda de Constantinopla viu-se uma emergencia uma nova descoberta.
Os descobridores portugueses e espanhois foram muito importante na confirmaçao da forma esferica da terra e da dimensao dos oceanos e, os seus reinos seriam encarregaos de enfrentar e desvenda os misterios, lendas e supersticoes do Atlantico (que ate nesse momento era por isso impenetravel, sendo assim utilizada a costa) no sec. XV atraves da navegacao astronomica (diferente da cabotagem-em que um marinheiro almocava num porto e jantava noutro) usando a Caravela (barco redondo, pesado, robusto e de grande porte) e com a utilizacao da bússola (parelho que consiste numa pequena caixa onde uma agulha magnética gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro de gravidade, indicando sempre o sentido norte-sul) e astrolábio (instrumento usado pelos antigos para medir a altura dos astros acima do horizonte; planisfério celeste.).
Com o dominio do Atlantico e com melhores portos da Europa, Portugal, comando por Infante dom Henrique conquistou Ilhas da Madeira e Açores (1420 e 1450), Guiné (1444 – onde chegava o ouro em po) e o sul da África, concretamente o Cabo da Boa Esperança (1485-86). A travessia do oceano Atlantico era reservado a Cristovao Colombo, tendo permitido o descobrimento da América, segundo a perspectiva eurocentrista.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REIA - PRODUCAO E PROCESSAMENTO DE ALGODAO, MORRUMBALA